Jovem do CTG Terra das Cachoeiras disputa prova que reúne habilidades campeiras, artísticas e conhecimento sobre a tradição gaúcha
O prudentopolitano Guilherme Rebelato, atual 3º Peão Biriva Juvenil do MTG-PR, participa neste ano do Concurso de Peões e Prendas, conhecido como prendado, levando o nome do CTG Terra das Cachoeiras e de Prudentópolis para a competição que valoriza e preserva a cultura gaúcha. O certame premia peões e prendas mais habilidosos de cada entidade e assegura a continuidade dos valores do tradicionalismo.
O concurso é dividido em três eixos: provas campeiras, que simulam as atividades do gaúcho no campo; provas artísticas, com dança, música e declamação; e provas orais e escritas, que avaliam conhecimento de história, geografia e cultura do povo gaúcho.
A preparação, segundo os organizadores e participantes, é intensa e exaustiva, envolvendo treino técnico, estudo e ensaios um processo considerado recompensador pela formação cultural e pela vivência coletiva que proporciona nas entidades tradicionalistas.
Em declaração, Guilherme destacou o orgulho de competir em alto nível:
“Eu, Guilherme Rebelato, atualmente 3° Peão Biriva Juvenil do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Paraná (MTG-PR), me sinto lisonjeado e mais uma vez honrado em poder competir em tão alto nível, com os melhores peões do Brasil, podendo trazer o título para minha cidade e meu povo.”
A comunidade tradicionalista de Prudentópolis manifesta apoio ao competidor e reforça que, mais do que disputar troféus, o prendado é uma vivência do tradicionalismo com alma, coragem e coração, fortalecendo a identidade cultural e o respeito às raízes gaúchas.

